11/21/05

Moçambique - Exportações crescem em Cabo Delgado


O volume das exportações da província nortenha de Cabo Delgado atingiu perto de 60 milhões de dólares até 31 de Outubro de 2005, o correspondente a um aumento em perto de 100 por cento comparativamente ao período homólogo de 2004, altura em que se atingiu 33 milhões de dólares.
Estes dados foram avançados recentemente ao IPEXinfo pela Direcção da Indústria e Comércio daquela província.
Dados do boletim IPEXinfo indicam que durante o período em análise foram exportadas 63 mil toneladas de produtos diversos, contra 54 mil do mesmo período de 2004, o que mostra uma pequena evolução nas quantidades e grande em receitas.
As madeiras com mais de 13 milhões de dólares, algodão em fibra com oito milhões USD, camarão com mais de dois milhões, e o grupo de outros produtos com 35 milhões são os principais contribuintes nas exportações refente aos primeiros dez meses de 2005 em Cabo Delgado.
No grupo dos produtos exportáveis consta ainda o milho, mapira, semente de algodão, gergelim, grafite, e a amêndoa e castanha de caju, culturas e minérios de que a província é grande produtor.
Estas mercadorias, realça a fonte, saem a partir dos portos de Pemba, Mocímboa da Praia e Nacala, este último situado na vizinha província de Nampula.
De referir que durante todo o ano transacto Cabo Delgado exportou 74.640 toneladas de produtos diversos, tendo conseguido uma receita no valor de 23.423.900 USD, contra apenas 55.499 toneladas ou 8.909 mil USD do ano anterior.
Aliás, o registo de perto de 60 milhões USD antes do fim do ano mostra que as receitas poderão triplicar este ano.
Via: "Zambeze"

2 comentários:

  1. Gosto de ler boas notícias, Jaime!!, um beijo, IO.

    ResponderEliminar
  2. Também eu, IO !! Pena que são poucas. Beijão.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.