12/18/05

A PEMBA do Júlio Carrilho XII...

As mais antigas tipologias habitacionais e comerciais:
A sede antiga do Tribunal - O edifício, que foi realizado na primeira década do século XX, origináriamente tinha funções comerciais, a partir dos anos Trinta foi sede do Tribunal e presentemente está revertido ao comércio. Aparece (abaixo) num pormenor de uma fotografia de 1912 (postal, AHM 2224, pormenor) e hoje possui praticamente o mesmo aspecto (levantamento P. Martins, S. Tembe, S. Meguegy, CEDH).
De facto, embora a cobertura tenha sido renovada, ainda possui colunas em ferro fundido originárias, que eram importadas da Inglaterra. Provávelmente representa o edifício mais antigo da cidade ainda existente.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.
Edição FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".
Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.