1/17/06

A PEMBA do Júlio Carrilho XXV

ARQUITECTURA PARA ATRAIR ATENÇÃO E ARQUITECTURA FANTASTICA.
A fotografia ilustra uma estação de bombas existente na cidade, que é resultado da execução de um projecto tipo, difundido em Portugal e nas Colónias e devido à autoria do arq. Nuno Craveiro Lopes.
----------
Nota do blogue - Esta bomba de gasolina foi explorada em primeiro lugar por um comerciante de Nampula, de nome Manuel Justino Sargento. Existe uma outra igual em Montepuez. Vendia inicialmente produtos Shell.
Parece-nos ter sido ainda explorada pela Companhia Agricola e Comercial João Ferreira dos Santos... funcionou, até pouco tempo antes da independência de Moçambique, se os "lapsos" de memória permitem, sob administração de antigo sargento-mecânico da Força Aerea Portuguesa, João Antunes Pereira .
Pós-independência, forçado pelas circunstâncias, depois de alguns anos como emigrante no Canadá, João Antunes Pereira regressou e vive no seu rincão natal, lá para os lados do Gerês em Portugal.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:Home Pemba - História em Imagens e Textos(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.
Edição
FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.