4/06/07

Baía de Pemba - Pesca melhora.

Imagem daqui
Pescadores da Baía de Pemba estão a obter melhores resultados depois da reabertura da área de Reserva de Pesca de Ruela, que se encontrava encerrada durante um período de três meses para permitir a reprodução do pescado e preservação de outros recursos naturais locais.
Durante o período de proibição de pesca, a área esteve sob vigilância constante de oficiais da Marinha de Guerra, do comando da Polícia Marítima e dos pescadores de modo a impedir qualquer tentativa de violação da norma estipulada pelo Conselho Comunitário de Pesca de Ruela.
A iniciativa resultou de uma série de consultas comunitárias visando resolver a questão do desaparecimento do pescado na região e de contactos sobre outras experiências de isolamento de reservas de pesca.
De acordo com o presidente do conselho, os resultados são simplesmente maravilhosos, o nível de produção de pescado melhorou bastante. Na baía não havia sinais de algumas espécies há mais de oito anos, como é o caso do peixe fuzileiro, golfinhos, sabonete, cardume de atum.
José Bacar Saíde, disse à Reportagem do Notícias que a iniciativa será implementada em outras comunidades e as de Marringanhe e Mauchara vão beneficiar de Poupança de Crédito Rotativo, através da criação da associações de pescadores naqueles locais.Em Ruela foi igualmente criada uma área de reprodução de corais, algas e outros mariscos, já existe peixe para o arrasto e linho para várias espécies que haviam desaparecido da região.
Maputo, Sexta-Feira, 6 de Abril de 2007:: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.