sexta-feira, 11 de maio de 2007

Desaparecimentos estranhos em Cabo Delgado...


Renamo denuncia...
Maputo, 10/5 - A RENAMO, principal partido da oposição moçambicana, denunciou hoje o "desaparecimento estranho" de 18 pessoas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, número refutado pela Procuradoria Provincial, que apenas admite o sumiço de duas pessoas.
Numa carta denúncia entregue ao jornal Diário de Moçambique, editado na Beira, a RENAMO afirma que entre Fevereiro e Abril deste ano, 18 pessoas foram raptadas e, posteriormente, assassinadas nos distritos de Nangade, Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, supostamente para extracção de órgãos.
O presidente do conselho provincial da RENAMO em Cabo Delgado, Armando Passila, contou ao Diário de Moçambique que um dos corpos descobertos, que se supõe pertencer a uma das vítimas, tinha veias cortadas. Passila, que acusou as autoridades locais de "indiferença" face ao sucedido, assegurou que a informação foi recolhida pelos delegados distritais do partido naquela província, contactadas por familiares das vítimas.
O procurador-chefe da província de Cabo Delgado, Sérgio Reis, admitiu ter recebido denúncias de dois dos eventuais casos de rapto e garantiu que a procuradoria "está a trabalhar nas informações recolhidas". Igualmente, o procurador de Mocímboa da Praia, Nazimo Mussa, confirmou a realização de investigações sobre o alegado desaparecimento de pessoas, indicando que dois indivíduos estão sob custódia da Polícia de Investigação Criminal daquela província.
O director da Ordem Pública no comando provincial de Cabo Delgado, Joaquim Nido, considerou "assustadora" a denúncia, alertando, no entanto, que possa tratar-se de "mais uma brincadeira política" da RENAMO. "Dezoito pessoas não é um número de brincadeira. Se for mais uma brincadeira política, acho que é mau. Entendemos que se está em vésperas de eleições, mas não é necessário agir assim", disse Joaquim Nido, que prometeu explicar o caso nos próximos dias.

3 comentários:

Michael disse...

Hello! Enjoyed the pictures and wish I could translate the language,But I enjoyed my stay and appreciate your posts of pics.If you get a chance,stop on by my blog.Im at http://www.michaelangelohsheaven.blogspot.com Thanks again. I will bookmark your blog and search for a translation tool to read these posts.

Isabel Filipe disse...

uma notícia sem dúvida assustadora ...

está tudo OK contigo?
espero que sim ....


bom fim de semana
bjs

JAIME disse...

MichaelAngeloh:
Thank you for the comment. I am glad you liked it.

Isabel,
Tudo bem. Um beijo para ti. Continuo, sempre que me é permitido, 'espreitando' teu "Art & Design" que continua formidável.