11/07/07

Projeta-se um novo aeroporto para Pemba.

(Imagem daqui)

Para acolher veraneantes da Europa, América e Ásia em voos diretos, está em projecção na província nortenha de Cabo Delgado a construção de raiz de um novo aeroporto internacional, a localizar-se entre 40 e 50 quilómetros do actual aeródromo de Pemba.
O desenho da nova infra-estrutura está a ser concebido pelas autoridades aeroportuárias, segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, que não indicou o valor do investimento a ser aplicado nas obras por se estar na fase inicial da concepção do projecto, revelando apenas que as obras do empreendimento terão a duração prevista de cinco anos.
Também a cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, espera, dentro dos próximos anos, ter um novo aeroporto, segundo projecções avançadas ainda por Munguambe, esta segunda-feira, em Maputo.
Enquanto isso, o actual aeródromo de Pemba irá sofrer um conjunto de actividades visando o seu restauro, tendo em conta a avalanche de turistas a escalar Moçambique, particularmente o Norte do país, em 2010, durante a copa mundial de futebol a ter lugar na vizinha África do Sul.
Autoridades ligadas ao Turismo na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estimam que, durante a realização daquele evento, deverão escalar os 14 países membros da comunidade cerca de 600 mil veraneantes idos de vários pontos do mundo para assistir aos jogos do campeonato.
Munguambe disse que tanto o aeroporto de Pemba, como os restantes do país vão, até 2010, beneficiar de obras de reabilitação e ampliação para satisfazerem as necessidades dos estrangeiros a virem passar parte do seu tempo de lazer em várias estâncias turísticas moçambicanas.
In Correio da Manhã-Maputo-06.11.2007
In IMENSIS-07.11.07

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.