12/29/07

Cabo Delgado - Abastecimento de água é fracasso !

Política Nacional de Água sofre revés em C. Delgado
.
A Política Nacional de Água, que introduz o princípio de procura e responsabiliza as comunidades beneficiárias pela gestão, operação e reparação de fontes, está a dar mostras que em Cabo Delgado não encontra a aceitabilidade que seria de desejar, resultando disso a queda da cobertura da província, hoje estimada em 30 por cento, quando comparada com dados dos meados da década 90, conforme soube o “Notícias” de fontes ligadas ao sector.
Apesar do maior envolvimento das comunidades na implantação dos projectos ligados sobretudo à água rural, o aumento de fontes inoperacionais mostra-se preocupante e em 10 anos de vigência da citada política nacional, acompanhada de trabalhos sociais que incluem a formação de comités de saneamento e grupos de manutenção, metade das fontes encontram-se avariadas.
O director das Obras Públicas e Habitação de Cabo Delgado, Arlindo Francisco, apela para que o quadro actual seja revertido. “Investir em tantas construções, reabilitação de fontes e não pouco em consultorias, trabalhos de mobilização e preparação das comunidades e no fim termos a fonte inoperacional, revela outra forma de pobreza absoluta e ela precisa de ser combatida”, disse Arlindo Francisco... ... ...
Leia a reportagem de Pedro Nacuo, na íntegra, aqui - Notícias :: Maputo, Sábado, 29 de Dezembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.