.
O Tibete
Mais cedo ou mais tarde, as manifestações tinham de regressar. E a repressão também voltou em força. Significa que os protestos estão a ser levados muito a sério por Pequim. A polícia chinesa já causou centenas de mortes só nos nos últimos dias. Por tudo isto, o Tibete voltou às manchetes dos media mundiais. Com um regime de terror instaurado, muitos tibetanos esperam agora ajuda das instâncias internacionais. Mas tal como o Darfur, Quénia, Zimbabué e Haiti, só para mencionar estes, vão ter de esperar. Por nada. O ocidente não vai ajudar os tibetanos, como não ajudou a Birmânia. Na balança dos interesses ocidentais, o Tibete é um incómodo. O Dalai Lama bem pode implorar, dizendo que o Tibete está a ser vítima de um genocídio cultural. O ocidente mostra-se preocupado, para os media. Depois das câmaras de televisão desaparecerem, assunto encerrado. Têm medo de enfrentar a China. Um país que pesa cada vez mais nos cofres das grandes potências. E por saber isso, Pequim faz o que quer. Diz que é uma questão interna e ninguém se intromete. Depois de algumas críticas soft, o ocidente acaba por se calar. Mas há um novo peso na balança: os Jogos Olímpicos. Será esta uma boa altura de punir a China, boicotando o evento? Há muita gente que pensa que sim. Mas os países ocidentais entendem que não. Há uma semana, os Estados Unidos retiraram a China da lista dos piores violadores dos direitos humanos. Sem que Pequim tivesse mexido uma palha, note-se. Os restantes países ocidentais vão pelo mesmo caminho. Business a quanto obrigas. Mas será esta via uma fatalidade? Tem mesmo de ser assim? Eu acho que não. E os tibetanos já provaram que não vão baixar os braços. Dizem eles que o Nirvana também se pode conquistar a lutar nas ruas.
.
Post' s deste blog que falam da China:
- Moçambique - A morte das florestas IV - 31JAN2007;
- África - A Invasão Chinesa ! - 04FEV2007;
- Moçambique: A morte das florestas VII - 08FEV2007;
- Moçambique: Neocolonialismo chinês... - 24MAI2007;
- China - A destruição do meio ambiente... - 19MAR2008.
E acrescento: Vergonhosa, de dar vómitos a omissão dos tais "grandes" do Ocidente, embriagados pelos interesses económicos !
Há que boicotar os próximos jogos Olímpicos.
ResponderEliminarAtleta que se preze deve recusar participar desse espetáculo que tentam realizar em país nada democrático.
O sangue que jorra das mãos dos titulares desse regime manchará o Espírito Olímpico.
Marcelo