4/18/15

Em 18 de Abril de 2008 partiu o Padre VALENTE!

E já se passaram 7 anos!
A notícia chegou a minha cx. postal assim bem simples, resumida, dura:
  • Acabei de receber a notícia do falecimento do Sr.Padre Valente. Aconteceu hoje, 18.04.08, por volta das 18H30 em Cucujães, onde estava a residir há pouco tempo. O seu funeral vai realizar-se na sua terra natal - Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco - no próximo Domingo, 20.04.08, pelas 15 horas. E assim mais um amigo nos deixou. Que Deus lhe dê o eterno descanso. M. C.
O Padre Joaquim Antunes Lopes Valente marcou a vida de muitos de nós que vivenciamos a adolescência dos anos 60/70 na então Porto Amélia. Fundou e dirigiu nessa época, por decisão do Bispo de Porto Amélia D. José dos Santos Garcia (que reside na Aldeia do Souto - Guarda - Portugal com 95 anos de idade) o Colégio de São Paulo, pertencente à Diocese de Porto Amélia hoje Pemba. E espelhamos em nosso comportamento como adultos já maduros, onde quer que estejamos situados no nosso dia a dia, muito do que apreendemos nessa instituição pioneira em Cabo Delgado e do que o pulso firme do Padre Valente nos transmitia com sua personalidade um tanto rude, de poucos sorrisos mas constantemente generosa. É assim que o recordo e, em nossos convívios virtuais e reais, sua figura é citada com respeito, amizade. E agora o será mais ainda e com saudade ! Que descanse em paz e Abençoe lá do Alto seus "lapussos"!
O que diz um de seus ex-alunos do Colégio Liceal de São Paulo:
  • Morreu o homem que foi responsavel pelo funcionamento da primeira instituição de ensino secundario em Cabo Delgado. Eu, os alunos do Colégio Liceal de Sao Paulo e a cidade de Pemba devemos-lhe muito. Logo após a Independência de Mocambique veio revelar-se, que a obra do padre Joaquim Antunes Lopes Valente, o grande homem que hoje choramos, viria a contribuir significamente até mesmo para o implantação do novo país ao provedenciar quadros de alto nivel para a gestão e afirmação da jovem nação.
    Aproveito o ensejo para afirmar aqui o que vários colegas já me ouviram dizer muitas vezes: - Os dirigentes e altos funcionarios provenientes do nosso Colégio, fazem parte de um grupo, infelizmente não tao numeroso quanto desejariamos, de responsáveis íntegros deste jovem pais. Não vou mencioná-los porque além de competentes e honestos são também humildes. Quem sabe uma outra qualidade consolidada num Colegio tão competentemente dirigido pelo padre Valente.
    Tenho esperanca que outros com mais jeito para estas coisas ponham aqui nestas paginas claramente o quanto devemos a este grande missionario a quem Moçambique deve muito.
    Minha solidariedade para a familia enlutada. - C. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.