4/19/08

Nas ruas de Santos-Brasil um bonde (elétrico) do Porto-Portugal.

(Clique na imagem para ampliar. Imagem original daqui)
.
Informamos aqui em Setembro de 2005 que três elétricos (bondes) doados pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, de Portugal, chegaram ao cais portuário da cidade de Santos - Brasil.
Os veículos foram trazidos pelo navio Aliança Europa, e vieram dentro de contêineres flatrack (contêineres que não têm o teto e as laterais), presos por correntes no piso do cofre, sobre o convés da embarcação.
A recuperação seria feita nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em Santos, e que é responsável pela reforma e manutenção dos atuais bondes que circulam na região histórica do município.
Defeniu-se que, durante a reforma seriam mantidas as cores dos veículos originais, amarelo e branco. Além disso, cada um deles ostentará em sua fachada o nome do local de origem.
A intenção à época era integrar os veículos à linha turística que circula pelo Centro Histórico e teria seu traçado ampliado, de 1,7 quilômetro para 5,2 quilômetros.
Pois o tempo passou e, embora demorada, a reforma está terminando, como transcrevo abaixo, prestes a trazer para o Centro Histórico de Santos na missão de transportar turistas, um pouco da beleza e som nostálgico dos velhos elétricos que, em nossa meninice, viamos circular pela Rua de Santa Catarina, pela Praça, pela Foz, por Campanhã e por toda a magnífica e tradicional cidade do Porto beirando o rio Douro até à Ribeira...Será um pouco do típico e tripeiro Porto, abraçando renovado e festivo, este lado do mar tropical que nos irmana históricamente.
Complementando a imagem acima e para que se saiba que o projeto está dando certo, transcrevo o que li hà poucas horas na santista "Tribuna Digital":
.
BONDE PORTUGUÊS CIRCULARÁ EM JULHO.
Enqunto prossegue a preparação para os trilhos, a restauração dos bondes também está a todo o vapor.
O primeiro dos veículos portugueses doados para a Prefeitura de Santos pela cidade do Porto deve estar em circulação em Julho, juntamente com os bondes da atual linha turística. Ainda não há previsão para o término do segundo funicular.
Segundo Rogério Crantschaninov, diretor-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que realiza os serviços, a carroçaria e a cabine terão 70% da sua estrutura renovada. A parte mecânica e o motor já foram recuperados, assim como as instalações elétricas. "Tudo será feito de forma artesanal, para manter as características originais de fabricação".
Hoje, três bondes se revezam no trajeto no Centro Histórico. Como os equipamentos são muito antigos e sujeitos a falhas, são trocados semanalmente.
Uma novidade é a chance de cadeirantes (usuários de cadeira-de-rodas) também aproveitarem o passeio. O pedido pela acessibilidade foi do prefeito João Paulo Tavares Papa. Agora, portadores de necessidades especiais e idosos com dificuldade de locomoção podem subir no bonde por meio do reboque, que fica na garagem (estação do Valongo) e é acoplado ao veículo conforme a necessidade dos passageiros.
In Tribuna de Santos-15/04/08.
  • Quase um elétrico chamado amizade - post's anteriores neste blog - Aqui !
  • Novo Milénio - O Bonde de Santos - Aqui !
  • Visite o Centro Histórico de Santos passeando no Bonde Turístico - Aqui !
  • Portal da Prefeitura da Cidade de Santos - Aqui !

2 comentários:

  1. É mesmo um eléctrico do Porto: inquestionável. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, também pela referência em seu blog e um abraço até ao Porto.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.