7/01/08

Moçambique: Província de Cabo Delgado com menor valor de exportações em 2007

As exportações da província de Cabo Delgado ascenderam a 20,33 milhões de dólares em 2007, informou o jornal Notícias, de Maputo, citando a Direcção Provincial da Indústria e Comércio.
No entanto, o valor das exportações de 2007 representa uma queda de quase quatro milhões de dólares relativamente aos 24 milhões registados em 2006 e substancialmente inferior aos 70 milhões de dólares de 2005.
A redução verificada resultou da proibição de exportação de algumas espécies de madeira em toros imposta pelo Governo para se privilegiar a exportação de produtos com maior valor acrescentado.
O algodão em fibra, produto exportado pela empresa Plexus, foi o que mais receitas teve, ao registar mais de 10 milhões de dólares em 2007, a que se seguiu a madeira serrada, que conseguiu arrecadar 3,344 milhões de dólares.
Por seu turno, a castanha de caju processada, que durante o período em análise foi exportada para a África do Sul, Alemanha, Japão e EUA, registou cerca de 1,5 milhões de dólares, enquanto a castanha em bruto registou apenas 197 mil dólares.
Ainda durante o período em análise, a exportação da madeira em toros permitiu arrecadar perto de dois milhões de dólares, seguindo-se a semente de algodão que registou uma receita de cerca de 923 mil dólares.

1 comentário:

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.