10/06/08

Jardim de Santos no Guinness World Records e o respeito dedicado aos idosos dessa bela cidade...

(Clique na imagem para ampliar - Imagem original do site da Prefeitura Municipal de Santos)

A cidade de Santos localizada no estado de São Paulo - Brasil e pela qual mantemos um carinho todo especial é falada não só por seu porto de mar - o maior da América Latina, pelas consideráveis reservas petroliferas descobertas em sua bacia (bacia de Santos), pelo tradicional Santos Futebol Clube, por artistas como António Ney Latorraca, Nuno Leal Maia (entre outros), e futebolistas famosos como Robinho e o lendário rei Péle que tantas alegrias proporcionaram (e ainda vão proporcionando) aos amantes do futebol no Brasil e no Mundo. É que, ao lermos há momentos o blogue da cativante santista Néia Costa "Dicas de Santos" atraíram-nos a atenção dois post's que decidimos divulgar. O primeiro refere-se ao imenso e famoso Jardim da Orla de Santos:

""O Jardim da Orla da Praia de Santos, idealizado em 1914 e reconhecido pelo Guinness World Records (edição de 2001), como o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, conta com 218.800 m2 de área ou 716 canteiros de:
  • árvores, como: Palmeiras de pequeno e médio porte; e
  • 77 espécies de flores do tipo: lírios (amarelo e brancos) biris (vermelhos) e crisântemos (branco, amarelo e mesclados).

O Jardim arremata toda faixa de areia, da praia José Menino até a Ponta da Praia."" São 5.335 metros de extensão distribuídos ao longo de sete quilômetros de praias. Lembrando um tapete colorido, o considerado maior jardim urbano de orla marítima do mundo é enfeitado, segundo o site da Prefeitura Municipal de Santos (onde encontrará diversas imagens), por biris (flores vermelhas), lírios (amarelos), crinuns (brancos), margaridas e coleus. Todas do tipo perene, ou seja, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento. Essa característica permite que o jardim esteja florido por mais tempo durante o ano. Para manter o conjunto de mais de 100 espécies de flores, plantas e palmeiras em perfeito estado, uma equipe de 38 jardineiros da Prefeitura cuida diáriamente, adubando e refazendo canteiros. Um trabalho artesanal, já que cada espécie pede cuidados diferenciados.

O segundo post da Néia e que poderá ser útil a quem nos lê por esse mundo de lingua portuguesa europeu e africano, menciona, também do site da Prefeitura Municipal de Santos, o "Manual de Cuidadores do Idoso" publicação criada com a intenção de proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos de Santos através daqueles que deles cuidam. E, a edilidade santista também disponibiliza o "Manual de Saúde do Idoso" que complementa uma série diversificada, generosa de atitudes, cuidados e atividades gratuítas (médicas e de lazer) fundamentais para que os "Jovens" da Terceira Idade da apelidada e turistica "baixada santista" usufruam com saúde de um quotidiano feliz numa das mais bonitas e antigas cidades do Brasil. Exemplo que poderá ser seguido em outros recantos.

  • Site oficial da Prefeitura Municipal de Santos - Aqui!
  • Portal da Cidade de Santos - Aqui!
  • Viva Santos - Aqui!
  • Guia Santos OnLine - Aqui!
  • Santos Futebol Clube - Aqui!
  • Escolinha do rei Pelé - Aqui!
  • Pelé na Wikipédia - Aqui!
  • Associação Atlética Portuguesa Santista na Wikipédia - Aqui!

- Inspirado em post do blogue "Dicas de Santos" - http://dicasdesantos.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Olá Jaime,
    Que jardim mais lindo!!!
    E que forma encantadora de mostrar aos "JOVENS" da terceira idade que eles continuam a ser importantes em nossas vidas.

    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Ana,

    A cidade de Santos é linda! Os "jovens" que mencionamos ajudaram a construir o belo País que é o Brasil de hoje e dão um charme todo especial a essa histórica cidade brasileira. Por isso, nada mais justo que acarinhar e dar uma vida saudável, digna a esses "Jovens" que são lição de vida e, como bem diz, continuam a ser importantes em nossas vidas, não só em Santos, como em Portugal e em outros recantos onde estão pessoas idosas que nos são queridas.
    Um grande abraço para Vc.

    Jaime

    ResponderEliminar
  3. Ainda não conheço Santos, mas a partir do seu magnífico texto nasceu-me esse anelo.

    Cativante o seu blog!

    Abraços fraternos.

    ResponderEliminar
  4. Pois vá conhecer Santos, Gilbamar. Pelo seu blogue noto que gosta de conhecer novos horizontes. E vai gostar certamente dessa cidade litorânea do Estado de São Paulo.
    Abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.