4/15/09

Diversificando - Uma orquestra do mundo virtual toca hoje no Carnegie Hall.

(Clique na imagem para ampliar)

Não só pela beleza artística incontestável mas mais ainda porque expressa com clareza a imensa "força" cultural, informativa e o "milagre" que é a internet livre, saliento o extraordinário evento que acontece hoje, em Nova York, no Carnegie Hall.

Segundo o site brasileiro Notícias-Abril.com, "Músicos de mais de 30 países se apresentam no Carnegie Hall nesta quarta-feira; eles foram selecionados pelo site de vídeos e receberam lições de artistas famosos pela internet."

É formada por cerca de 90 músicos selecionados pelo YouTube. "Oriundos de mais de 30 países, entre os quais o Brasil, os membros da orquestra do YouTube ensaiaram para o concerto em suas casas, recebendo lições online de alguns dos mais famosos músicos mundiais. Eles se encontraram pela primeira vez no domingo".

Do Brasil, foram escolhidas a estudande de música da UFMG Larissa Mattos e a integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) Irina Kodin.

"Todo mundo na orquestra tem claramente grande experiência em seus instrumentos", afirma Michael Tilson Thomas, maestro premiado com o Grammy que regerá a apresentação.

"Alguns deles são músicos com grande experiência de trabalho conjunto, em música de câmara e orquestral, e outros têm menos experiência", repete o maestro, que dirige a sinfônica de San Francisco.

A orquestra foi montada depois que mais de 3 mil audições online foram submetidas em dezembro e janeiro. Jurados de algumas das principais orquestras mundiais reduziram o número a 200 candidatos, e os vencedores foram escolhidos pelos usuários do YouTube, controlado pelo Google.

A apresentação inclui trabalhos de Gabrieli, Bach, Mozart, Brahms, Villa Lobos e John Cage, bem como a Sinfonia Número 1 para Internet "Eroica", composta por Tan Dun, o compositor chinês premiado com um Oscar por sua trilha para o filme "O Tigre e o Dragão".

O canal da YouTube Symphony Orchestra foi assistido mais de 15 milhões de vezes desde seu lançamento em dezembro, por pessoas de mais de 200 países e territórios, informou o YouTube.

Um vídeo do concerto estará disponível no YouTube na quinta-feira.

"The Internet Symphony" Global Mash Up:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.