7/29/09

Mau Exemplo: Mancebos vandalizam propriedades em Montepuez.

Mancebos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), do último curso do Centro de Preparação Básica Militar de Montepuez, na província de Cabo Delgado, rebelaram-se na noite de segunda-feira, protagonizando actos de vandalismo contra propriedades públicas e privadas, em alegados protestos contra o não encerramento do seu curso, que deveria ter ocorrido no princípio da semana, entretanto adiado por razões desconhecidas.

Eles puseram-se a manifestar pelas ruas de Montepuez, tendo destruído alguns bens dum estabelecimento comercial e vandalizado uma viatura da Direcção Provincial da Saúde. À Polícia, através do porta-voz do Comando Provincial, Henrique Seliano, confirma os factos, mas remeteu para os próximos dias esclarecimentos mais detalhados sobre o caso. Adiantou, contudo, que a situação está controlada do ponto de vista disciplinar, havendo alguns mancebos detidos e a sua corporação continua no encalço de outros.
- Maputo, Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009:: Notícias.

7/28/09

Diversificando: Relembrando o raid aéreo Lisboa - Macau de 1986

- Jorge Cruz Galego, ex-residente em Nampula - Moçambique e autor do livro "Moçambique-Vôo para a Liberdade" organizou e comandou este raid. Nasceu em Coimbra em 16 de Junho de 1943. Cumpriu os serviços militares nos Comandos em Angola onde obteve a licença de paraquedista civil e na Guiné onde passou à disponibilidade e continuou iniciando a actividade profissional como piloto nos Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa. Em 1968 foi residir para Nampula-Moçambique onde, para além de piloto de táxi-aéreo foi Director de Escola e Membro Directivo do Aero Clube de Nampula durante 7 anos. Em 1976 regressa a Lisboa e em 1994 faz a travessia do Atlântico Norte, na companhia do Comandante Faria e Mello (único piloto português paraplégico a completar a volta ao Mundo), num pequeno monomotor "Bonanza" desde do Rio de Janeiro, S.Paulo, Recife-Sal (12h34 sem escala) e Sal-Lisboa (11h30 sem escala).

- Álvaro M. Prata Mendes nasceu em Lisboa a 23 de Março de 1946. Coronel Engenheiro Aeronáutico no activo da Força Aérea Portuguesa frequentou o ensino secundário no Instituto Técnico Militar dos Pupilos do Exército onde obteve a Licença de Piloto Particular de Aeroplanos e os estudos superiores na Academia Militar. Cumpriu uma comissão de serviço militar em Moçambique-Nampula, onde obteve Licença de Paraquedista Civil.

- Arnaldo Alves Leal nasceu em Lisboa em 20 de Novembro de 1932. Ligado ao mundo industrial nos ramos automóvel e imobiliária , tem a Licença de Piloto Particular de Aeroplanos, tendo desempenhado funções directivas no Aero Clube de Portugal. Era proprietário do monomotor "SAGRES", usado na "aventura".

- A aeronave: Monomotor "Sagres"MOONEY SUPER 21 (M-20E):
  • Matrícula: CS-ALG
  • Ano de Construção: 1965, S/N nº 553, Ano 1964
  • Peso Vazio: 758 Kg
  • Peso Máximo: 1168 Kgs
  • Motor: LYCOMING IO-360-AIA-200HP
  • Velocidade máxima ao nível do mar: 317 Kms/h - 171 Kts
  • Velocidade Máxima de cruzeiro: 301 Kms/h - 162 Kts
  • Velocidade económica de cruzeiro: 270 Kms/h - 146 Kts
  • Corrida na descolagem: 760 Ft - 232 Mts
  • Envergadura: 10,67 Mts
  • Comprimento: 7,06 Mts
  • Altura: 2,54 Mts
  • Autonomia: + ou - 5 horas
  • Raio de ação sem reservas: 1450 Kms - 782 MN
  • Combustível: gasolina 100 LL 52 USGAL -197 Lts
  • A aeronave encontra-se em praça pública, como monumento comemorativo deste raid, em Granja - Macau, perpetuando e relembrando o feito.

Tempos:

  • Tempo total de vôo: 65h30 em 27 dias
  • Horas de vôo noturno, sem visibilidade: 40h45
  • Aterragens: 23
  • Distância percorrida: 8.150 MN ou 15.000 KMS

Outros detalhes importantes de ler, incluindo chegada e permanência em Macau e o retorno acidentado a Portugal:

  • Raid Aéreo Lisboa-Macau de Jorge Cruz Galego - Aqui!
  • Blog "Macau Antigo" - Aqui!
  • CAMBETA BANGKOK MACAU O MAR DO POETA - Aqui!