12/21/07

Ronda pela net - Dom Luiz Cappio: Um Bispo que é exemplo de amor ao povo e à natureza - II

BISPO É INTERNADO - Heliana Frazão de Salvador - Terra - 19 de dezembro de 2007 - O bispo d. Luiz Flávio Cappio, 61 anos, que hoje completa 23 dias de greve de fome em protesto contra as obras de transposição das águas do rio São Francisco, foi internado no início da noite desta quarta-feira por recomendação médica e decisão de familiares e assessores. Segundo informações de assessores, o bispo ainda não encerrou o jejum. Mais cedo, o religioso desmaiou enquanto discutia junto com integrantes de movimentos sociais uma nota sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que não determinou a paralisação das obras de transposição. Assim que tiver condições físicas, o bispo deve decidir se vai manter a greve de fome."Ele está semi-consciente e com estado geral comprometido. Ele será internado, por determinação minha, para evitar possíveis danos permanentes", disse o médico Klaus Finkam, em boletim divulgado na tarde de hoje... ... ... (A notícia integral aqui )
- Post anterior aqui !

Do Blog do Noblat - Papo Rápido - por Diego Amorim - 19.12.2007 11h04

"Exagero é não ouvir o povo", diz Letícia Sabatella
- Por que o apoio a dom Luiz Flávio Cappio?
- Por causa da insensibilidade do governo-, responde a atriz Letícia Sabatella, que abraçou a causa do bispo em greve de fome há 23 dias contra a transposição das águas do rio São Francisco.
- Por que a transposição não é boa para aquela região?
- O custo da obra é muito elevado. Pela metade do preço é possível adotar medidas alternativas. Essa transposição não vai levar água para o povo, e sim para as indústrias. É uma obra que visa o bem das indústrias, não do povo.
- Não é um exagero a decisão tomada por dom Cappio?
- Exagero é o governo tomar as decisões sem ouvir o povo. Não foi para isso que o elegemos.
- Não é chantagem do bispo?
- Chantagem é o que o governo está fazendo com o povo ao impor essa obra. Dom Cappio é uma pessoa séria. Como ele não daria sua vida por uma causa que defende há 30 anos? A profecia dele é essa: estão matando o rio, estão matando o meu povo. É um gesto de desespero.
.
20/12/2007 - 14h22 - Atualizado em 20/12/2007 - 15h43 - G1- O bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, deixará o Hospital Memorial de Petrolina (PE) nesta quinta-feira (20) e voltará a Sobradinho (BA), onde deverá participar de uma missa à noite. Segundo informações da assessoria da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que acompanha o bispo, Cappio insistiu para que tivesse alta, o que só foi autorizado com a condição de que seja acompanhado por médicos, utilize cadeira de rodas e receba soro.
"Ele disse ontem (quarta) e hoje (quinta) que a preocupação maior que devemos ter não é com a saúde dele, é com a saúde da democracia brasileira", informou o assessor da comissão, Rubem Siqueira. A previsão é de que o religioso deixe o hospital em uma ambulância, por volta das 18h (horário local).

2 comentários:

  1. A PALAVRA DE UMA PESSOA SEM CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS DE DETRMINADA REGIÃO SÃO VÃS. ACONTECE QUE lETÍCIA SABATELLA NÃO TEM CONHECIMENTO O SUFICIENTE PARA FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE A QUESTÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO MENSIONADO. A QUESTÃO É MERAMENTE POLÍTICA. E O PADRE QUE FEZ A GREVE DE FOME ESTÁ DEFENDENDO UMA QUESTÃO POLÍTICA E NÃO JUSTA. A TRANSPOSIÇÃO FOI APROVADA PELO ÓRGÃO MAIS COMPETENTE E TÉCNICO DO QUE A OPINIÃO SE SABATELLA E DO PADRE, QUE NÃO PENSAM NA POSSIBILIDADE DE LEVAR ÁGUA PARA O SERTÃO DOS ESTADOS DA PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ, ALÉM DE PARTE DE PERNAMBUCO. O POVO A QUE SABATELLA MENCIONA SÃO DOS ESTADOS DA BAHÍA,DE SERGIPE E DO ESTADO DE ALAGOAS, ESTADOS POR ONDE O RIO PERCORRE. ELA MENCIONA QUE PELA METADE DO VALOR PODERIA RESOLVER A QUESTÃO DA SECA, PORÉM NÃO DÁ A SOLUÇÃO, UMA PROVA DE QUE TANTO A SENHORITA SABATELLA COMO O BISPO SÃO LEIGOS NO ASSUNTO.

    ResponderEliminar
  2. Ora, ora. Será que aqueles que defendem a transposição não têm interesses políticos? É só notar a farta "distribuição" de verbas e cargos por todo esse aparelho de estado sustentado pelos contribuintes, como pré-campanha eleitoral a favor do governo petista e de seus 'associados'.
    Tudo divulgado diária e escancaradamente pela mídia impressa e televisiva.
    Não esqueça que tudo que emana deste governo é fundamentalmente político, meramente propaganda política e da mais deslavada utilizando o aparelho de estado para "comprar" votos e influir na opinião do povo. Veja só a farta promessa de distribuição de cargos e e "multiplicação de verbas" que o goveno vem fazendo nos últimos dias...
    Agora sobre o Bispo e a Letícia, são brasileiros que têm opinião,preocupação com seu País e seu povo simples, sofrido e sem esclarecimento politico, manobrado por políticos volúveis. E têm direito de se manifestar da forma que acharem mais conveniente.
    Para terminar, é por essas e outras atitudes que mexem com o curso natural do planeta terra, em termos de ecologia, e que têm por trás interesses económicos e políticos de vulto que o aquecimento global está aí e as grandes tragédias da natureza acontecem.

    Marsson Gucci

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.