Inconformada com a situação política em seu País, a blogueira cubana Yoani Sánchez, sem abdicar do seu direito de permanecer na Ilha, utiliza corajosamente a internet como meio de protesto e luta contra a ditadura comunista imposta pelos caudilhos retrógrados locais. E é matéria de reportagem da IDGNow:
""Blogueira Yoani Sánchez é acusada de provocar administração cubana - São Paulo – Responsável pelo melhor blog de 2008 segundo The Bobs, Yoani Sánchez enaltece web pelas “fendas” na censura do governo.
O Governo de Cuba acusou a blogueira Yoani Sánchez e outros dissidentes do regime de fazerem uma "provocação contra a Revolução Cubana" durante a abertura da 10ª Bienal de Havana, no domingo (29/03).
Durante a abertura da Bienal, Yoani interrompeu uma performance da artista Tania Bruguera para afirmar que a internet estava abrindo "fendas" na censura e no controle da informação em Cuba, segundo a Reuters.
Em comunicado publicado pelo comitê organizador da Bienal, Yoani é classificada como "uma 'dissidente' profissional fabricada pelo poderoso grupo midiático Prisa" e a colocou "a serviço da máquina de propaganda anticubana".
Não é a primeira vez que Yoani e o Governo de Cuba entram em conflito: a blogueira responsável pelo Generación Y, considerado o melhor blog do mundo em 2008 pelo The Bobs, já foi impedida de sair da ilha para receber um prêmio do jornal espanhol El País.
O Generación Y também é bloqueado para os cubanos, o que obriga a blogueira a mandar seus textos para colaboradores por e-mail, que os publicam na ferramenta de blog.
Em seu discurso, Yoani também afirmou que é hora de "pular o muro de controle" imposto pela administração da ilha ao acesso à internet, já classificada por um ministro como "um potro selvagem" que "deve ser controlado".""
A verdade sempre incomoda. Em pleno 2009 é incrível que isso ainda aconteça.
ResponderEliminarAbraços
O blog da Yoani é muito bom e merece ser sempre lembrado e comentado, pois ele é uma voz da liberdade em um país opressor e que não aceta criticas. Abraços.
ResponderEliminarRodrigo Piva: Creio que o "mundo" que escuta e "endeusa" pseudo "lideres" emergentes, apadrinhadores de tais ditaduras e de passado tão ou mais obscuro forjado no capitalimo que condenam, mas que se julgam no direito de impôr uma nova ordem mundial, é o principal fomentador dessas ditaduras em pleno 2009 deste planeta globalizado.
ResponderEliminarGuilherme Freitas:... Opressor e dirigido por mãos "manchadas do sangue" de quem teve a coragem de gritar a palavra LIBERDADE!
E ainda nos querem "impingir" como "saudáveis e éticos" tais figuras!!!