12/08/05

A PEMBA do Júlio Carrilho VII.

(Continuação daqui)
Poderá ver este e demais textos com imagens em "Home Pemba - História em Imagens e Textos" - http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/ .


A evolução da ocupação da terra entre 1973 e 1998 como documentado nos mapas cadastrais.
No centro da página há o mapa cadastral de 1973 (DCU) que documenta a situação na véspera da independência. Quinze anos mais tarde outro mapa (DINAGECA Joint Venture Norway Mapping Mozambique, Norplan AS, Norconsult Int. AS, Blom ASA, Plano da cidade de Pemba, 1998) evidencia a expansão recente, à volta da antiga cidade colonial, e a atividade de planificação que foi realizada nos primeiros anos da independência para reordenar o limiado assentamento informal herdado do periodo colonial e preparar novos atalhoamentos, respondendo aos pedidos da população que no entanto abandonava os campos.
Fotos e texto extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.
Edição
FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.