7/10/06

Despedida...


Do Livro de Inez Andrade Paes, "O Mar Que Toca em Ti":

...Última madrugada em Pemba...Violento o céu se abria aos poucos e acalmava o Mar. As mesmas casquinhas saíam para a pesca, como se cada uma delas voltasse a tomar o seu lugar na linha d'água.
Última caminhada, mais breve desta vez por causa da partida que se anunciava na hora de maior calor e da visita que estava prometida a um grande amigo de meus pais.
- Ele estava lá com a família, na mesma entrada que tantas vezes surgiu quando o meu Pai o visitava e eu ia junto. Nas traseiras a mesma mangueira se levanta majestosa dum chão amaciado pelos passos dos que ali moram. Figuras esbeltas todas elas.
Um sorriso franco e amigo veio de suas faces magras e despedimo-nos pedindo a Deus um novo reencontro. Outro fio de dignidade vive nesta terra. -
As malas estavam feitas. Só tinha prevenido alguns da nossa partida, mas todos estavam lá. As crianças gritavam por mim enquanto as malas rolavam agora em sentido contrário fazendo compasso entre o estalar das madeiras e as suas vozes, mas os meus olhos evitavam-nas.
Destesto partidas.
Em círculo à volta do carro como um longo abraço, ficaram. Desta vez os pinotes e as danças e os risos estavam presos entre os nossos olhares. Breves acenos separaram-nos. Tenho as suas figurinhas ao longe retidas na memória.
Já no aeroporto, várias mãos amigas pousaram nas minhas.
Com lágrimas trouxe o Mar comigo no olhar.
===============================
O trabalho inédito de Inez Andrade Paes "O Mar que Toca em Ti" encontra-se à venda na Livraria Minerva de Ovar ou diretamente com a autora, pelo e-mail: inezapaes@yahoo.com.br ao custo de Euros 7,50 (envio pelo correio à cobrança).
Inez Andrade Paes, natural de Pemba - Moçambique e residente em Portugal, é também, além de poetisa de sensibilidade invulgar, artista plástica e escritora.
Alguns de seus trabalhos podem ser apreciados na net, aqui:
Gente e Olhares:
http://geocities.yahoo.com.br/arteinez/
O que os meus olhos vêm:
http://geocities.yahoo.com.br/andradepaes/inezfotos.htm
Quadros:
http://geocities.yahoo.com.br/andradepaes/arteinez.htm
Pássaros:
http://geocities.yahoo.com.br/andradepaes/passaros.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.