11/03/08

Moçambique: Exploração de petróleo também no "offshore" de Sofala...

Diz o Macauhub - Joanesburgo, África do Sul, 3 Nov - A petrolífera sul-africana Sasol anunciou sexta-feira ter iniciado em Outubro a exploração de petróleo no "offshore" de Sofala, centro de Moçambique, em parceria com a congénere malaia Petronas.

Operadora do projecto, a Sasol é também responsável pela operação dos campos gasíferos de Pande e Temane, na zona "onshore" defronte aos blocos onde foi agora iniciada a exploração (16 e 19).

O acordo com a empresa malaia, salienta a Sasol em comunicado, respeita "os perfis operacionais internacionalmente aceites na indústria de petróleo e gás 'upstream' (desde a exploração ao transporte, passando pela produção)".

A Sasol detém 50 por cento da sociedade, cabendo 35 por cento à Petronas Carigali Mozambique E&P, e outros 15 por cento à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique.

Os dois blocos abrangem uma área de 11 mil quilómetros quadrados.No norte de Moçambique, na chamada Bacia do Rovuma (Cabo Delgado), estão já em curso trabalhos de pesquisa a cargo de cinco petrolíferas.
  • Post's anteriores sobre prospecção de petróleo em Cabo Delgado (bacia do Rovuma) - Aqui e Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.